Assim como todo jovem que migra para cidade grande, Dirlei Fachini, com sonhos de uma vida melhor, não foi diferente de qualquer outro adolescente na mesma situação.

Aos 13 anos de idade, esse menino de família humilde, veio trabalhar junto a seus irmãos em Porto Alegre. Estes já se encontravam aqui e não acreditavam que aquele menino “magricelo” fosse chegar tão longe.

Dirlei Fachini, com a 4ª série do Ensino Fundamental, tem muita facilidade em cálculos matemáticos, é organizado, muita força nos braços, vontade em trabalhar – e aprender rapidamente.

Aos 15 anos tornou-se sócio de um de seus irmãos. Após 3 anos foi emancipado para se tornar dono de seu próprio negócio – um minimercado. Aos 21 anos se casou e mudou-se para a região metropolitana de Porto Alegre, levando junto sua irmã caçula, Diane Fachini. Vendeu o minimercado em Porto Alegre, mas abriu outro mercadinho em Viamão, na Vila Augusta. Aos poucos começou a perceber em sua irmã um forte interesse pelas rotinas administrativas do mercadinho em que trabalhava. A partir do exemplo de seu irmão, Diane Fachini tornou-se sócia no mercadinho, trocando seus serviços por parte na sociedade. Com o tempo, curto período,  sentiram a necessidade em ampliar seu pequeno comércio, porém as condições financeiras não eram das melhores naquele momento. Como  tinham visão de comércio,  honesto e trabalhadores, surgiu uma grande oportunidade. Através de um representante comercial,  ficaram sabendo que havia um supermercado à venda, a poucos quilômetros dali.

Dirlei entrou em contato com o proprietário do supermercado e sentiu que não seria fácil adquirir uma empresa daquele porte, devido ao elevado custo, já que não tinham muito a negociar – dinheiro disponível ou bens a penhorar – apenas contava com sua boa vontade em trabalhar e progredir na vida. Eles não desanimaram.

O antigo proprietário do supermercado conhecia a força de trabalho deles conhecia seu tino empreendedor e sua honestidade. Resolveu apostar – negócio de pai para filho, dizia ele, eles precisam de uma chance apenas para crescer. Em 09 de fevereiro de 1994 surgiu o Fachini Supermercado  . Eles enfrentaram muitas crises e a maior delas foi a instalação de um Hipermercado nas proximidades de seu negócio. Mesmo assim, nunca desanimarem, embora sabendo que não seria fácil se manter ao lado de um Hipermercado como seu concorrente.

Hoje, o Fachini Supermercado existe porque um homem simples e de bom coração, Dr. Elmo Duarte Fraga, ex-proprietário do supermercado, acreditou nestes  jovens e lhe deu a grande chance de crescer. Só temos a agradecer ao Dr. Elmo e pedir a Deus que o ilumine sempre.